sábado, 14 de agosto de 2010

Hiperplasia

Lâmina histologica da pele .
Hiperplasia
A hiperplasia significa um aumento no número de células de órgão ou tecido , geralmente resultando em um aumento do seu volume.
Por exemplo , o crescimento do útero induzido por hormônios envolve tanto o aumento no número de células musculares lisas e de células epiteliais quanto o aumento de volume dessas células .
Existe dois tipos de hiperplasia :
  • Hiperplasia fisiológica pode ser dividida em : Hiperplasia hormonal , a qual aumenta a capacidade funcional de um tecido quando é necessário e hiperplasia compensatória , na qual ocorre aumento da massa tecidual após dano ou resseção parcial . Os melhores exemplos da hiperplasia hormonal incluem a proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gravidez , e a hiperplasia fisiológica que ocorre no útero gravidico. A ilustração clássica na hiperplasia compensatória vem do mito de Prometeu , que mostra que os gregos antigos reconheciam a capacidade do figado de regenerar .
Hiperplasia patológica : A maioria das formas de hiperplasia patológica é causada pela estimulação excessiva das células-alvo por hormônios ou por fatores de crescimento .

Um comentário: